Vila Velha decreta estado de emergência após o estrago causado pelas chuvas
Folha Vitória
Foto: Divulgação/Prefeitura |
A equipe da Defesa Civil está nas ruas retirando as famílias em perigo e levando para um abrigo, que foi montado na Unidade Municipal de Ensino Infantil (Umei) João Calmon, em Praia das Gaivotas. Também estão envolvidos nos trabalhos os guarda-vidas da cidade e o exército, com 20 homens e dois caminhões para o resgate. A Defesa Civil também montou uma base de comando no Edifício Central Park, no centro da cidade.
Os bairros mais afetados pelas fortes chuvas são Santa Mônica, Colorado, Santos Dumont, Itapoã, Coqueiral de Itaparica, Vale Encantando, Aribiri, Cobilândia, Dom João Batista, Ponta da Fruta, Divino Espírito Santo, além da Rodovia Carlos Lindenberg. Em função da chuva, as aulas nas escolas municipais foram suspensas na tarde desta quinta-feira (28).
“A medida adotada possibilitará liberar recursos federais para ajudar na restauração de casas e prédios públicos das regiões afetadas. Também vamos contar com o Governo do Estado”, afirmou o prefeito, que está circulando pela cidade, verificando os problemas enfrentados pela população.
“A prefeitura vem executando uma série de ações para minimizar os alagamentos na cidade, como desassoreamento de canais e valões, limpeza constante da rede de drenagem, além de importantes obras de macrodrenagem.”
Trânsito
Os motoristas que circulam pelas ruas de Vila Velha precisam ficar atentos, por conta dos alagamentos, o que causa lentidão no tráfego. A orientação é que os condutores evitem passar por esses locais. De acordo com a Secretaria de Transporte e Trânsito (Semtran), 30 agentes estão nas ruas para orientar os motoristas e o que estão de folga já foram convocados para auxiliar no trabalho. A secretaria vai sinalizar com placas as áreas de risco para evitar acidentes.
Serviços Urbanos
A Secretaria de Serviços Urbanos (Semsu) está de plantão para atender as demandas da população. Os pontos mais críticos estão sendo mapeados para receber atenção especial. Cerca de 200 homens, 15 caminhões e cinco pás mecânicas estão disponibilizados. Um dos principais serviços neste momento é a desobstrução de ruas e a retirada de árvores que apresentem risco, ou que já estejam caídas.
Ação Social
A Secretaria de Ação Social e Cidadania de Vila Velha (Semas) comunica que a equipe de profissionais que acompanhará as famílias vítimas de alagamentos já estão no abrigo emergencial, na Umef João Calmon. Esses profissionais farão a triagem dessas famílias, verificando as principais necessidades de cada uma. A equipe é formada por assistentes sociais, pedagogos, psicólogos e coordenadores do serviço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário