Resumo de estudos movél para prova on Busão ou Metro.
Planejamento; era da informação; era do conhecimento; cenários prospectivos.
Não se esquecendo de que, para tirar vantagem desses recursos, o uso adequado no tempo e espaço é vital. Para isso, o planejamento estratégico é uma eficaz ferramenta, por meio do qual se esquematizam os passos da organização nos curto, médio e longo prazos. E é nesse último que se constróem estratégias sólidas, pois quanto maior for o planejamento, em relação ao tempo, melhor e mais estruturado, pensado, objetivo será o planejamento.
Era da informação: com a agilidade propiciada pelos meios de comunicação, sobretudo por meio da rede mundial de computadores – a Internet, as organizações, por meio de seus gestores, têm de tomar decisões rápidas e eficientes. Não se decide algo com eficiência desconhecendo todas as possibilidades presentes e futuras de qualquer assunto/negócio em questão, o que torna a informação uma grande vantagem competitiva; atualmente, ter informação é ter poder. Era do conhecimento: com a busca constante e o uso adequado de informações, o conhecimento se estabelece e cresce; conseqüentemente, insere-se numa situação em que o detentor do conhecimento dificilmente enfrentará problemas em persuadir, quando souber o que é melhor para a organização – dentro da moral e da ética –, assim como ser persuadido, pois ter conhecimento é estar alerta à melhor opção viável para uma tomada de decisão.
Toda estratégia deve ser cuidadosamente elaborada, implementada e acompanhada por profissionais qualificados e sempre apoiada pela alta direção da empresa. Para se ter uma estratégia de sucesso, é necessário, além do comprometimento da alta gerência, a participação de todos os envolvidos. Pois, segundo Senge, um renomado pesquisador, é a visão compartilhada que gera o comprometimento da equipe, e com isso o empenho de todos para seu sucesso.
Para o pesquisador Godet, cenário é o conjunto formado pela descrição coerente de uma situação futura e pelo encaminhamento dos acontecimentos que permitem passar da situação de origem à situação futura. Dentro desse conceito, há três possibilidades:
Cenários possíveis
Cenários realizáveis
Cenários desejáveis
No Brasil, a prática de cenários prospectivos surgiu recentemente, em meados da década de 1980. As primeiras empresas a utilizarem-na foram o BNDS (Banco Nacional de Desenvolvimento Social), a Petrobrás e a Eletronorte. De comum a essas empresas havia a necessidade de operarem com projetos de logo prazo. Mais tarde, no final da década de 1980 e início da década de 1990, surgiram iniciativas do CNPq, Finep e da Seplan-PR, com o Projeto Áridas, em 1994. Com o crescimento das organizações, na pós-globalização, as empresas têm utilizado cenários prospectivos, porém nada de inovador foi incorporado ao método.
Com a disseminação da informação e do conhecimento, planejar o futuro de uma empresa torna-se a cada dia um desafio ainda maior, além de lidar com a competição, que pode estar na porta ao lado como em outro continente. Independentemente da localização geográfica, todos que desejarem podem se alimentar das mesmas fontes de informação e construir conhecimento.
2-Apresentações e negociações.
O planejamento da apresentação
1- Definir os objetivos 2-Conhecer o público 3- Estudar o local
4- Pesquisar 5- Montar os slides
Uma apresentação possui quatro partes principais
1-Introdução 2- Preparação 3- Assunto central 4- Conclusão
O princípio da boa negociação é o fato de que ela não deve ter vencedores nem perdedores. O processo termina com resultados satisfatórios para todos os participantes. “A arte da negociação é baseada na tentativa de conciliar o que é bom para você com o que é bom para o outro lado”
(HINDLE, 1999).
Habilidades para preparação de um negociador:
capacidade de definir objetivos e de ser flexível quanto a alguns deles;
capacidade de explorar as possibilidades de uma vasta gama de opções;
capacidade de escutar e questionar o outro lado;
capacidade de distinguir claramente prioridades
3 tipos de negociações empresariais:
Negociações gerenciais – Negociações comerciais –Negociações jurídicas
Passo a passo numa negociação:
1. avalie o clima 2. faça propostas 3. rebata propostas
4 . reaja a manobras 5. debata
6. estabeleça e implante o acordo:
• registre os acordos na íntegra no final da reunião;
• reveja o entendimento de ambos os lados acerca do acordo;
• apare todas as arestas que possam causar discordância no futuro;
• avalie a necessidade de se assinar o documento do acordo;
• depois do acordo fechado, equipes de ambos os lados deverão cuidar de sua implantação;
Na minha hora de almoço vou estudar ai posso postar mais coisas para prova, mais lembrando que o ideal e estudar através da guia de estudos e slides.
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