sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Portifolio dica para fazer!!! Então pesquise e faça.

As sete ferramentas da Qualidade são recursos a serem utilizados na aplicação da
Metodologia de Solução de Problemas.Elas são usadas com a finalidade de definir, mensurar, analisar e propor soluções para os problemas que interferem no bom desempenho dos processos de trabalho.


1. Folha de verificação


Quando necessitar colher dados baseados em observações amostrais com o objetivo de


definir um modelo.


As folhas de verificação são usadas para responder a pergunta:


“Com que freqüência certos eventos acontecem?”


Ela inicia o processo transformando opiniões em fatos.


A construção da folha de verificação envolve as seguintes etapas:


a) Estabelecer exatamente qual evento está sendo estudado. Todos têm que estar


observando a mesma coisa.


b) Definir o período durante o qual os dados serão coletados.


c) Construir um formulário claro e de fácil manuseio, certificando-se de que todas as


colunas estão tituladas, com espaço suficiente para registro dos dados.


d) Coletar os dados com veracidade.


Exemplo: Levantar e demonstrar as causas de assistência técnica em uma fábrica de


móveis de painel com acabamento de superfície e pintura.


2. Estratificação


Processo que permite separar, criteriosamente, o conjunto de dados em categorias ou


grupos mais específicos, fornecendo condições para uma análise mais detalhada e


pormenorizada dos vários aspectos ou variáveis relacionados a uma situação a fim de


direcionar as ações corretivas ou pesquisar oportunidades de melhoria.


Estratificar significa desdobrar, classificar, organizar os dados em categorias ou grupos que


representem fatores críticos para a compreensão e interpretação da situação em estudo.


Destacam-se como fatores típicos de estratificação:


· Tempo: Agregação por períodos de tempo (turno, dia, mês...)


· Operador: Agregação segundo idade, experiência, sexo.


· Máquina e Tecnologia: Modelo, tipo, anos de utilização.


· Processo e Método: Condições de operação (temperatura, pressão, velocidade, método


de trabalho)


· Material: Fornecedor, composição, lote.


· Método de Medição: Instrumento de medição, inspetor.


Exemplo: Relatório das estatísticas hospitalares, pesquisas eleitorais, relatórios do


almoxarifado, etc.


3. Histograma


É um gráfico de barras que mostra a variação de uma medida em um grupo de dados
através da distribuição de freqüência.


Seu principal uso é estimar a distribuição de uma característica na população através de amostras.
O histograma demonstra visualmente a variabilidade das medidas de uma característica do processo em torno da média.


Exemplo: Tempo médio de espera do laudo de exame radiológico, tempo médio de espera no guichê de internação em minutos.


4. Gráfico de Pareto


O diagrama de Pareto é um recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação nas causas de perdas que devem ser sanadas.É um gráfico de barras verticais que dispõe a informação de forma a tornar evidente e visual a priorização de temas. A informação assim disposta também permite o estabelecimento de metas numéricas viáveis de serem alcançadas.O Gráfico de Pareto dispõe a informação de modo a tornar evidente e visual a priorização de problemas e projetos.


Exemplo: Número de pacientes que chegam à fila da drogaria por horário, número de


reclamações recebidas na Central de Atendimento ao Usuário a respeito da drogaria e as principais causas.


5. Diagrama de Causa-e-efeito


É um diagrama que mostra a relação entre uma característica de qualidade (efeito) e os fatores que a influenciam (causas). Serve para identificar, explorar, ressaltar, mapear fatores que se julgam afetar um problema.


Existem os agrupamentos clássicos (“famílias de causa”) conhecidos como os 4 Ms :


· Máquinas


· Método


· Materiais


· Mão-de-Obra


Atualmente, costuma-se incorporar também os seguintes agrupamentos (“famílias de


causa”), totalizando-se 6 Ms:


· Manutenção


· Meio Ambiente


Exemplo: Diagrama sobre as possíveis causas do atraso entre uma cirurgia e outra.


6. Carta de Controle


Um gráfico de controle (ou Carta de Controle) consiste em uma linha central, também denominada de limite médio, um par de limites de controle, superior e inferior, e valores característicos marcados no gráfico representando o estado de um processo. Permite avaliar se o comportamento de um processo, em termos de variação, é (ou não)previsível.
Se todos os valores marcados estiverem dentro dos limites de controle, sem qualquer tendência particular, o processo é considerado “sob controle”. Entretanto, se os pontos incidirem fora dos limites de controle ou apresentarem uma disposição atípica, o processo é julgado “fora de controle”.


Exemplo: Atrasos na sala de cirurgia / dia.


7. Diagrama de Dispersão (Correlação)


É um método gráfico de análise que permite verificar a existência ou não de relação entre duas variáveis de natureza quantitativa, ou seja, variáveis que podem ser medidas ou contadas, tais como: velocidade, tamanho do lote, horas de treinamento, pressão,temperatura, etc...
O Gráfico de Dispersão é o instrumento ideal para estudar a natureza (correlação positiva ou correlação negativa) e o grau de intensidade (forte, fraca ou não existente) da relação entre uma variável explicativa (X), denominada de variável independente, e uma variável resposta (Y), denominada de variável dependente, cujo comportamento se deseja prever e monitorar.

Exemplo: Para descobrir e efetuar melhorias, às vezes é necessário entender a relação


entre dois conjuntos de dados:


· Entre causas e efeitos: número de alunos por sala / índice de reprovação


· Entre diferentes causas: número de alunos por sala / idade média dos alunos


· Entre diferentes efeitos: índice de reprovação / índice de absenteísmo


Então é isso só converter em suas palavras,  e também pode colocar na ordem da apotila .
Certo, com essa um certo colega de Logística fica devendo 3 pasteis!!!

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